Instalação dos conversores RGB em placa ARCADE padrão JAMMA





Para instalar os conversores RGB (Plus/Compact!/Encoder) em sistemas ARCADE / MVS / JAMMA proceda da seguinte maneira:



Pinagem do conector JAMMA (mostrado na vertical):

Normalmente, o nome dos pinos está escrito no conector JAMMA, depois de encaixado na placa fica mais fácil de se localizar.

Preste atenção pois a letra/número dos pinos é incrementado da esquerda para direita e no lado de cima do
conector os pinos são representados por números e em baixo por letras.




Conector JAMMA



Localize no conector JAMMA os pontos em que os fios do conversor serão soldados: Para a instalação serão utilizados os pinos 2 (GND), 4 (+5VDC), 12 (Video Red), 13 (Video Blue), 14 (Video GND), N (Video Green), P (VSync), 10 (Audio Left / Speaker +) e L (Audio Right / Speaker-).







Agora que os pinos que serão utilizados foram localizados proceda na seguinte ordem para soldar os fios ao conector JAMMA:



1. Fio Preto (GND): solde no pino 2 (lado de cima do conector);

fio preto

2. Fio Vermelho (+5V DC): solde no pino 4 (lado de cima do conector);

fio vermelho

3. Fio Verde (Video Green): solde no pino N do conector JAMMA (lado de baixo do conector JAMMA);

fio verde

4. Fio Branco (Video Synchronism / VSYNC): solde no pino P do conector JAMMA (lado de baixo do conector);

fio branco

5. Fio Vermelho (Video Red): solde no pino 12 do conector JAMMA (lado de cima do conector);

fio vermelho

6. Fio Azul (Video Blue): solde no pino 13 do conector JAMMA (lado de cima do conector);

fio azul

7. Fio Preto (Video Ground / Video GND): solde no pino 14 do conector JAMMA (lado de cima do conector);

fio preto



Atenção! Referente ao audio: Muitas placas JAMMA (senão a maioria) tem o audio Mono, isto é, possuem apenas um canal de áudio. Este canal de audio passa por um amplificador de potência para que seja ligado diretamente a um alto-falante através dos pinos 10 e L do conector JAMMA. A ligação direta a entrada de audio da TV ou sistema de som não é recomendada pois além de esta saída não utilizar o mesmo "Terra/gnd" que o resto da placa JAMMA (!!! o amplificador normalmente opera em configação de bridge - nunca ligue o pino "Speaker-" ou o "Speaker+" ao terra !!!) pode distorcer o audio ou danificar a entrada de audio do aparelho ou até danificar a placa JAMMA. Os conversores RGB contam com componentes para que isso não ocorra e transforma o audio mono em um "falso estéreo", veja abaixo como fazer a ligação dos fios do sistema de audio. Lembrando que o áudio está apenas disponível nos conversores "Plus e Encoder"!



8. Fio Marrom (Audio GND): solde no pino 2 do conector JAMMA (junto com o fio preto);

fio marrom

9. Fio Roxo (Audio Right / Canal Direito): solde no pino L do conector JAMMA (lado de baixo do conector);

fio roxo

10. Fio Laranja (Audio Left / Canal Esquerdo): solde no pino 10 do conector JAMMA (lado de cima do conector);

fio laranja


11. Faça a conexão com o cabo de vídeo componente entre a TV e a placa do RGB Converter;
12. Ligue a TV, escolha a entrada de sinal de vídeo componente e ligue a fonte da placa JAMMA;
13. Verifique se a imagem está sendo exibida na tela;




Resolução de problemas / Troubleshooting



  Caso tenha algum problema:

 
 Primeiramente revise as conexões e fios: veja se os fios estão conectados nos pontos corretos;
 
 Para ligações em ARCADE/JAMMA: Verifique a tensão da sua fonte: A tensão da fonte de 5V não pode ser maior que 5,30V e menor que 4,70V (com a placa JAMMA Ligada), verifique esta tensão o ponto mais próximo do conector JAMMA/pino da placa JAMMA. A fonte de 12V não precisa ter muita precisão, normalmente ela é utilizada apenas para o circuito/amplificador de áudio;
 
 Se a imagem ficar em preto e branco ou com as cores incorretas (aplicável a conversores para vídeo componente somente): Verifique o conector utilizado e o menu de seleção de entradas de sinal da sua TV, este conversor foi desenvolvido para ser utilizado em entradas de vídeo componente (conectores RCA nas cores Verde/Azul/Vermelho) e não em entradas de Audio/Video (A/V - Video Composto). Alguns aparelhos de TV digital (LCD/LED/Plasma/Projeção) tem entradas "combo" que permitem utilizar tanto A/V como Video Componente, observe com atenção se a entrada selecionada está correta (no menu de seleção de entradas de sinal) e se o cabo de Video Componente está ligado no conector certo (principalmente o conector RCA verde). Algumas destas TVs permitem apenas selecionar a entrada de Vídeo Componente se todos os conectores estiverem conectados a TV;
 
 Se a imagem não for exibida ou aparecer a mensagem de modo incorreto/inválido (principalmente para TVs da marca LG): Existe uma grande possibilidade da sua TV não ser compatível com os modos de vídeo de baixa resolução (239p/224p/240p) através da entrada de vídeo componente, este problema afeta a grande maioria das TVs digitais da marca LG e algumas outras de baixo custo, este não é um problema do conversor mas sim do aparelho de TV. A única solução possível é utilizar o conversor em outra TV.


Ir a página do facebook da JASNet Products    Contato por email 

2013~2020 ® JASNet Products